Tate no Yuusha no Nariagari

Cerejeiras são lindas!

Olá galera, Saru aqui. Tudo bem com vocês? Hoje trarei algo muito (muito) legal, o Hanami. Hanami é um festival que consiste em apreciar as cerejeiras, Hanami significa, literalmente, "olhar flores" (花見). Várias espécies de cerejeiras florescem entre março, abril e maio, no Japão, e então o festival acontece.

As cerejeiras são o foco nesse festival (também conhecidas como sakura) e são feitas atividades sobre esse tema. A principal atividade é o piquenique sob as árvores cheias de flores de cerejeira. Por ser uma atividade muito tradicional da maioria das famílias japonesas, é comum haver superlotação e certa dificuldade de encontrar bons lugares para o piquenique.

Deve ser difícil conseguir lugar assim

O momento que as flores de cerejeira florescem é muito especial para o povo do Japão pois duram apenas de uma semana a 10 dias. Por isso, durante o Hanami, os japoneses chegam de manhã e costumam ficar até escurecer, afim de aproveitar ao máximo a beleza das flores, pois depois logo elas cairão das árvores e as pétalas se espalharão pelo chão, formando um imenso tapete rosa ou branco.

Deve ser algo divino.

História do Hanami

Segundo as lendas, a tradição do Hanami já existe há milênios. Começou durante o Período Nara, quando a dinastia Tang da China influenciava o Japão, em muitos aspectos, uma delas seria o costume de apreciar as flores. No período Heian (794-1191), além do sakura, outra floração também muito apreciada eram as flores da árvore de ume.


Flor de Ume (Ameixeira) 

A contemplação das flores de sakura também tinham um simbolismo religioso. As pessoas acreditavam na existência dos deuses dentro das árvores e faziam oferendas na raiz das árvores de Sakura para pedir sorte e boas colheitas.


O sakura também foi considerado o símbolo do amor antigamente, onde as moças enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal de suas casas com as flores para mostrar que estavam em busca de um amor.

Moças, já sabem o que fazer.



As cerejeiras são realmente lindas, não é? É muito bonito ver o costume dos japoneses em algo tão popular e difundido. São poucas coisas aqui no Brasil que reúnem todo o país em torno de uma causa.

Além disso, como o Japão inteiro tem esse costume, provavelmente deve ser um dos feriados deles (no Japão existem muitos feriados).

É isso pessoal, espero que tenham curtido!

Jya ne!
「 Saru: "Estudante de Música, leve admirador da cultura asiática – em especial a cultura japonesa – e curtidor de animes. Estudante de japonês e apreciador de desenhos." 」
 
AniPlease! é um site feito para fãs da Cultura POP Oriental com o propósito de trazer informações de forma completa, inteligente e divertida para todos.