Tate no Yuusha no Nariagari

    CARA, QUE PRIMEIRO EPISÓDIO FOI ESSE?!

    — Tá... me acalmei...

    Beleza ai pessoal? Bem vindos à mais um Primeiras Impressões! Dessa vez dedicado ao Anime Dororo!

    Se você é do tipo que curte uma história cativante, envolvendo demônios, lutas com espadas muito bem coreografadas, samurais, e violência, continue lendo!

    Dororo foi feito pelo Mangaká Osamu Tezuka, ganhando uma versão Animada nesse ano (2019), onde é possível notar uma grande diferença no traço do Anime comparado à obra original.

    Confesso que o Anime me surpreendeu bastante, mas antes de começar, darei um resumo básico — famosa sinopse — do que se trata Dororo.

    A história acompanha a jornada de um garoto com órgãos e partes do corpo artificiais. Sua vida se resume em caçar 48 demônios para que consiga reunir as partes de seu próprio corpo que foram dados como oferenda aos demônios pelo seu próprio pai assim que nasceu.

    Ok, eu nem sei por onde começar, mas vamos lá!

    O anime já inicia com um clima de tensão com chuva, trovões, com uma mulher que estava em processo de parto, transmitindo um ar de drama e suspense. Os aspectos locais parecem ser inspirados no Período Kamakura, conhecido como Era dos Samurais.

    É possível ver que o ambiente ao redor é obscuro, exalando uma aura de destruição e morte. O motivo para tudo isso é brevemente explicado no decorrer do episódio.


    A maioria dos personagens não foram tão trabalhados em seu carisma, apenas se tem uma breve noção de quem é o antagonista da história, e também um pouco sobre esse garoto.


    O autor resolveu trabalhar essa criança de forma que tenha um ladinho meio malandro, mas que não  tem um coração ruim. Provavelmente ele será usado para expressar algumas ideias pelo jovem desmembrado, como se fosse uma espécie de "guia" para quem está assistindo.

    Esse tipo de coisa é usado para abrir espaços com fins de explicar determinadas situações.

    Fora isso outros que aparecem tiveram passagens rápidas. Irei acompanhar os próximos episódios, e com base em cada um irei trazendo mais informações caso esses personagens apresentem alguma relevância.

    Retomando a questão do ambiente, tanto no Anime em si quanto na própria Opening é possível ver o trabalho maravilhoso que os estúdios MAPPA e Tezuka Productions realizaram. Além do mais, em momentos de luta e tensão os cenários possuem uma tonalidade levemente puxada para o verde azulado a fim de criar uma atmosfera mais fria e pesada.


    Isso leva a crer que Dororo será desenvolvido por esse caminho. Agora resta saber se com o tempo isso será alterado, ou se manterá assim. Se bem que devido o pacto feito com os demônios, todo o reino acabou recebendo cores mais vivas, e somente nos momentos de conflitos, catástrofes ou que envolvam demônios tem as cores pesadas e frias. As cores foram trabalhadas de forma muito inteligente.

    Agora falando um pouco sobre a Animação em si, os movimentos em luta foram muito bem coreografados, — padrão Shounen — fazendo uso de saltos, acrobacias, e das lâminas que o jovem carrega em seus "braços".


    Por fim, quero comentar sobre a rede de conexão que o autor criou, gerando um efeito borboleta

    A obra trabalha com o princípio de ação e reação, onde certas ações impactam em um ponto da história, e isso acabou tornando Dororo mais interessante. Conforme demônios vão sendo mortos, as partes do corpo do jovem vão sendo restaurados, seguido das catástrofes. Isso lembra bastante a ideia do Karma.

    Se você chegou até aqui significa que Dororo provavelmente chamou sua atenção, então dê uma conferida! É um Anime que promete render horas de entretenimento!

    Bom, com isso finalizo as Primeiras Impressões de Dororo! Espero que tenham gostado do conteúdo da AniPlease!

    Não perca as próximas postagens! 😉

「 Luke: Escritor e Fundador do AniPlease!, Filmmaker, Estudante de Marketing, Otaku e Viciado em Café 」
 
AniPlease! é um site feito para fãs da Cultura POP Oriental com o propósito de trazer informações de forma completa, inteligente e divertida para todos.